Logo na entrada, um espelho d'água de cada lado, porque o ar de Brasília é muito seco (realmente), e nisso o arquiteto foi muito sensato, apesar da água que deve gastar aquilo... Em qualquer outra cidade do país, aquele monte de espelho d'água em tudo quanto é edificação já tinha virado Piscinão de Ramos...
Além da sala de estar (foto acima), nesse passeio a gente também pode ver a biblioteca, a sala de jantar, e uma mega sala que tem um monte de ambientes menores, inclusive um piano de meia-calda, onde Vinícius e Tom já andaram tocando por ali...
É tão grande que se a gente afastar os móveis dá pra fazer um bom arrasta-pé...
Mas é claro que tem que ter um pouquinho de lazer, não é mesmo? É aí que entra a piscina... Enorme, por sinal. Se o presidente a usasse pra fazer um pouquinho de natação, talvez não exibisse aquela pancinha arredondada. Próximo à piscina, uma pequena churrasqueira. Acho que Niemeyer não era adepto do churrasquinho em volta da piscina quando criou essa área de lazer, porque até que ela é bem pobrinha pra uma morada de presidente. Ou ele nunca imaginou que fosse aparecer um presidente fã desses prazeres mortais, como assar uma carninha na beira da piscina, regada com uma cerveja ou caipirinha.
Piscina do presidente. Eita vida boa!!!
No subsolo, além do setor de serviços (cozinha, lavanderia), há uma sala de cinema e de ginástica, além da sauna.
O jardim é um caso à parte. Enorme (como tudo por ali) e muito bem cuidado, tem animais da nossa fauna vivendo livremente por ali. Vi 2 araras, 1 pavão branco, 1 ema e, para dar um toque pitoresco ao local, vários preás, muito bonitinhos.
Para que nosso querido presidente Lula pudesse morar nessa humilde residência, foi preciso que ela passasse por uma grande reforma: instalações elétricas e hidráulicas foram trocadas, mármores, granitos, pisos, tudo trocado ou restaurado. Os custos dessa reforma foram avaliados em R$18.000.000,00 (dezoito milhões de reais). Coisinha básica.
Os preás do presidente estão mais gordinhos do que muita gente que morre de fome nesse país de meu deus...
Além dos gastos com a reforma, há os gastos com a manutenção tanto do palácio quanto do próprio presidente e sua família. O numero de pessoas trabalhando para manter o palácio e servir nosso governante é inacreditável: 60 pessoas, sem contar a segurança. Ou seja, 60 pessoas trabalhando pra 2... Será que ele sabe o nome de todo mundo?
Encontrei um site (um pouco desatualizado, porque os dados são de 2004, mas por ali já dá pra se ter uma pequena noção do quanto o nosso presidente custa aos cofres públicos: http://forum.outerspace.com.br/archive/index.php/t-40395.html
No nosso país, o programa para a erradicação da pobreza e da miséria tem funcionado muito bem, pelo menos para o presidente. Fome do Lula: ZERO; Sede do Lula: ZERO; Moradia pobrinha e sem piscina: ZERO.
oi Aline, legal o Alvorada, não? Mas, se não me engano, o presidente mora mesmo na Granja do Torto, que tb deve ser bacana, mas não é aberta p/ visitação! O Alvorada é para receber visitas oficiais. Deve ser bom ter 2 casonas em Brasília...
ResponderExcluir"ia ser engraçado um monte de tiozinho barrigudo" o que vc tem contra homem barigudinhos rs ??
ResponderExcluirhomem que não tem barriga é viado rsrs
ahnn se eu morasse numa casa dessa ai ia rolar várias festas rsrsrs
Oi monica! legal sim, eu adorei a visita!! obrigada por me levar pra conhecer tudo isso!
ResponderExcluiroi vinícius, não tenho nada contra tiozinho barrigudo não, foi só uma referência à circunferência abdominal do nosso querido presidente, heheheh!!!
ResponderExcluir