Minha foto
arine-chan é uma arquiteta que curte comer bem, dormir bem e ama seus amigos e sua família. gosta de um seriado na tv, fazer compras, cozinhar e tem uma preguiça maior que o mundo de fazer faxina. seu lema é: pra que arrumar a cama de manhã se você vai desarrumá-la a noite?

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Karê

Às vezes faço umas incursões pela cozinha e me arrisco no fogão. Até hoje todas as pessoas que provaram da minha comida foram muito boazinhas e ninguém nunca reclamou de nada... Um dos meus pratos preferidos (de comer, porque é muito bom, e de fazer, porque é fácil) é o Karê. O karê tem esse nome porque seu ingrediente principal é o Curry, tempero mais conhecido por estar sempre presente em pratos indianos. Mas o karê, do jeito que é feito pela japonesada, é como um ensopadão, que se come com arroz branco.

Eu faço de um jeito bem simples, mas achei uma receita na revista Made in Japan que é mais incrementada (quem quiser, pode acessar http//:madeinjapan.uol.com.br/2005/09/19/kare/), mas do meu jeito é mais fácil e fica bom também (nunca ninguém reclamou). Ah, também faço tudo meio a olho, ok?
Ingredientes:
- 300 g de carne de boi, frango, ou costelinha de porco; Se for carne de boi, pode usar músculo picado meio grande.

Nesse dia eu tinha essa bandejinha de carne pra estrogonofe no meu freezer.
Pra que esquentar a cabeça então? Vai esse mesmo....

- 50 a 100g de bacon picado (se você já não estiver usando costelinha de porco)


- 4 a 5 batatas grandes (não sei quanto isso dá em peso, peguei o que tinha na geladeira
- 1 cenoura grande
- 1/2 cebola
- 1 porção de vagem (devia ter umas 12)

- 1 tablete de karê (pode-se usar o curry em pó, mas na boa, com o tablete fica beeeem melhor)


Esse curry é o seguinte: pra comprar, você acha em locais onde vendem produtos japoneses (aqui em Londrina tem no mercado Shangri-lá), normalmente eu compro na Liberdade, em SP. Aí, tem na embalagem tem uns números, que indicam se é mais forte ou mais fraco... eu vou pela cor da embalagem: o verde é mais fraco, depois o vermelho (nunca usei) e o preto é bem forte: é o que eu uso sempre! Mais ardido!

- sal a gosto

Modo de preparo:

Lave bem as batatas, vagens, a cebola e a cenoura.
Descasque as batatas (sim, essa parte é chata, mas se você tiver um descascador, igual a esse que eu ganhei da minha mãe, facilita bastante); pra limpar melhor a cenoura, eu sempre raspo a casca com uma faca afiada depois de lavar: ajuda a tirar a terra que fica grudada.



Esse é o descascador de batatas que eu ganhei da mamãe. Muito útil e prático! Acho que eu levo metade do tempo que eu levaria descascando com uma faca...
Corte as batatas em cubos grandes e a cebola em cubinhos pequenos.
Pique as vagens em tiras (procuro sempre tirar as duas pontas fora) e corte a cenoura em rodelas.

Nessa altura do campeonato eu já to com tanta fome que quase como pedaços de cenoura crua. Eu disse "quase", ok!

Numa panela de pressão, refogue a cebola com um pouquinho só de óleo e junte com o bacon. Quando o bacon estiver mais tostadinho, coloque a carne e vai misturando até que ela fique cozida;

Em seguida coloque todos os outros ingredientes: batatas, vagens e a cenoura.
Coloque água até cobrir tudo e feche a panela de pressão.

Deixe o fogo alto até começar a chiar ou apitar (depende do modelo da sua panela); abaixe o fogo e deixe cozinhando por mais ou menos 10 minutos e aí, então, pode apagar.
Se você não tem muita prática em mexer com panela de pressão, não esqueça de jeito nenhum de tirar o ar da panela antes de abrí-la, senão ela pode explodir na sua cozinha; É sério! Conheci uma pessoa que tinha a marca da tampa da panela no teto da cozinha!!
Se você preferir fazer em outro tipo de panela, também dá, mas a batata e a cenoura demooooram pra cozinhar muito mais!
Bom, depois de tirar todo o ar da panela, abra a tampa e coloque o tablete de karê e o sal.


Pra esse tanto de ingredientes eu uso um quadradinho de karê...
Misture bem até dissolver todo o karê. Se o caldo ficar muito ralinho, pode colocar um pouquinho de maizena. Ou maisena. Nunca sei se é com Z ou S, então pode por Amido de Milho mesmo.
Se o computador passasse o cheiro que ficou...

E pronto, pode servir! Dá mais ou menos pra 4 pessoas (dependendo de quem for, né, se for 4 que nem eu, aí só dá pra 3!!) Sirva com arroz branco. Lá no Japão eu comi um karê muito bom, e vinha acompanhado com arroz branco e um filé de frango empanado, ai meu pai... minha boca já ta cheia d'água!
Montei esse prato pra tirar a foto, e depois repeti sei lá quantas vezes!
Ingredientes opcionais:
- vários tipos de verduras e legumes: acelga, repolho, abobrinha e chuchu são os mais indicados. Evite: beterraba (seu karê vai ficar vermelho), berinjela, rúcula (detesto rúcula)...
- Cogumelos ficam muito bons (pra quem gosta, minha prima detesta): champignon, shiitake, shimeji...

4 comentários:

  1. Karê é muito bom! Sempre ponho um pouco de suco de maçã, fica suavemente adocicado!

    ResponderExcluir
  2. a carne bovina pode ser qualquer uma? ou tem q ser alguma específica?
    obrigado

    ResponderExcluir
  3. ah, eu coloco aquelas carnes q vc compra no mercado, nas bandejinhas.. tipo pra estrogonofe, sabe? como eu cozinho na panela de pressao, ela fica ate que macia...

    ResponderExcluir
  4. D: n curti esse nom, prefiro oq faço..
    ao estilo sukiya (do japão pq o daqui é uma bosta)

    ResponderExcluir