Minha foto
arine-chan é uma arquiteta que curte comer bem, dormir bem e ama seus amigos e sua família. gosta de um seriado na tv, fazer compras, cozinhar e tem uma preguiça maior que o mundo de fazer faxina. seu lema é: pra que arrumar a cama de manhã se você vai desarrumá-la a noite?

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Gripe Suína

Agora que esqueceram um pouco do Michael Jackson (falando nisso, tenho que me lembrar um dia de escrever sobre nomes que o povo dá pros filhos. Minha mãe tinha um aluno chamado Máicon Diékson), agora a onda é falar da gripe suína.

É claro que o assunto é importante, e de saúde pública, inclusive. Aqui em Little London as aulas nas faculdades e escolas estão suspensas até segunda ordem. A garotada ta amando, só não sei se vão curtir muito as aulas de recuperação.

Mas afinal: o que é a gripe suína? Andei pesquisando na internet, e achei no Estadão: “ A gripe suína atual surgiu em criações de porcos e reúne genes de vírus que podem atingir suínos, aves e humanos. Apesar de ser chamada "gripe suína", o consumo de produtos de origem suína não transmitem a doença. A transmissão, como todas as outras gripes, se dá pelo ar ou por contato direto com secreções de pacientes infectados”

"E você, também acha que a culpa é dos porquinhos?"

Anyway, algumas dicas valem para a prevenção contra essa nova doença.
Uma delas vale não somente para a nova gripe, mas para toda e qualquer tipo de gripe: Lavar bem as mãos. Regrinha básica de higiene que nem todo mundo respeita, mas vamos lá: desceu do busão? Lave as mãos. Vai comer? Lave as mãos. Espirrou ou tossiu? Lave as mãos (e não esquece, por Deus, de colocar a mão ou o braço na frente da boca ao fazer isso, espirrar na cara do colega é maldade). Cumprimentou alguém? Lave as mãos (mesmo que esse alguém pareça limpinho, a quantidade de gente que vai ao banheiro e não lava as mãos depois – eeeeca – você não iria acreditar). E vê se lava direitinho. Não dá pra lavar, anda com um frasquinho de álcool gel na bolsa. Também funciona.

Mano, se nem assim você quiser lavar as mãos...

Usar máscara resolve? Segundo o site da Universidade Estadual de Londrina, “A proteção contra o vírus é limitada. A máscara cirúrgica comum perde validade após duas horas”. Sempre pensei assim: poxa, quem devia usar máscara é quem ta gripado, e não quem não está! Regrinha básica de educação que no Japão é super utilizada. E ai de você se sair de casa fungando o narizão e não estiver de máscara. O povo olha torto heim! Lá as máscaras são tão comuns que tem até com desenhinhos. Bem coisa de japa mesmo...

Lá no Japão tem essas máscaras vendendo em tudo quanto é lojinha.

O negócio é não facilitar. E claro... Lave bem as mãos.

Um comentário:

  1. Oi Tagarelinha, tem um selinho p/ vc no meu blog!
    O lado interessante dessa gripe é q as pessoas estão dando o devido valor a hábitos de higiene q deveriam ser rotina. Existe uma máscara p/ gases tóxicos q é mais "espessa", vendem em casas de artigos hospitalares, tb nao acredito q essas máscaras simplesinhas adiantem muito.
    bj
    Monica








    "

    ResponderExcluir